Artigos

Confira novidades e conteúdos relevantes sobre segurança e instalações de gás

Uso correto do gás gera economia e segurança

Nestes tempos de crise estamos todos – sem exceção – em busca de economia nos mais variados quesitos, sejam eles lazer, vestuário, disciplina nos hábitos para evitar desperdícios... Enfim, o esforço é tão grande que certas vezes perdemos o controle. E é aí que vale o alerta: algumas ações podem ser danosas se não forem considerados valores atrelados à segurança!

Vejamos um carro: podemos economizar na mão de obra de um determinado serviço, comprando algumas peças mais baratas. Mas imaginemos uma roda mal colocada, um sistema de freio mal fixado, uma simples trava na suspensão que, por não ter a qualidade devida, venha a quebrar em uma estrada com o veículo rodando em alta velocidade. Toda a economia conquistada em um primeiro momento vai “por água abaixo” e, o que é pior, vidas em jogo.

Pois bem, este cenário foi apenas para demonstrar que devemos ter cuidado em realizar economias com coisas que envolvem segurança, mas mesmo assim é possível. Algumas boas práticas serão mencionadas que proporcionarão redução do consumo do gás de maneira segura:

  • Uso do fogão a gás e fornos
    • Os queimadores do fogão – popularmente conhecido como “bocas” – devem estar sempre desobstruídos de sujeira. Isso vale para os queimadores da mesa e do forno. Uma chama azulada e firme indica que a combustão está equilibrada. Chamas amarelas indicam pouca presença de ar, fazendo com que a chama esteja com menos calor, gerando mais consumo de gás. Vale ressaltar que uma chama falhando bastante – com o aspecto de que parece que alguém está “assoprando” a chama indica o oposto, ou seja, que existe a presença de muito ar.
    • Mantenha a vedação da porta do forno sempre adequada e mantenha-a fechada o maior tempo possível enquanto assa os alimentos.
    • A chama está muito alta? Pode ser que o regulador de pressão esteja com problema, Substituí-lo em caso de má conservação e utilizá-lo somente dentro da validade – 5 anos – traz economia. Um dos sinais que propicia saber se o regulador não está em boas condições é algum barulho. Geralmente, em uso doméstico, ele é silencioso.
    • Os injetores – pequenos orifícios por onde o gás sai, localizados sob os queimadores – devem estar limpos e desobstruídos.
  • Aquecedores
    • Manutenção anual é recomendada para a limpeza das partes internas que podem ser isolante na troca de calor, diminuindo a sua eficiência.
    • Chaminés mal colocadas tornam o aquecedor ineficiente e também perigoso – os gases que por lá são exaustos são asfixiantes e podem ser tóxicos e até inflamáveis, como é o caso do monóxido de carbono.
    • Caso o equipamento seja muito antigo vale uma pesquisa para a aquisição de um aquecedor moderno. Alguns deles possuem sistemas de isolamento térmico, exaustão forçada, que podem proporcionar uma grande economia, dependendo do aquecedor comparado.
  • Verificação da estanqueidade da tubulação do gás
    • Realizar a estanqueidade das tubulações de gás, além de garantir que problemas sérios venham a ocorrer, proporcionam garantia de que não há escape do gás, bem como uma garantia de utilização perante a companhias de seguro e órgãos legais, haja vista que é emitido uma ART – anotação de responsabilidade técnica – juntamente com um laudo de engenharia detalhando o serviço e proporcionando uma devida análise por profissional qualificado.

Nós da Qualy Teste, que realizamos teste de estanqueidade de gás natural e gás GLP - com emissão de laudo de estanqueidade e ART - bem como ofereceremos soluções para sistemas de gás canalizado em comércio e residência das regiões metropolitanas de Campinas, Jundiaí e São Paulo, seguimos os mais rigorosos critérios práticos e atendendo os critérios da legislação brasileira vigente, contribuindo para a utilização do gás por todos os seus usuários  da maneira mais adequada e segura possível.

Seja gás natural ou GLP, não se pode brincar! Todo cuidado é pouco, mas tratando-o de maneira responsável é possível torna-lo um produto a serviço do conforto e comodidade sem causar danos.

mais artigos relacionados