Artigos

Confira novidades e conteúdos relevantes sobre segurança e instalações de gás

Mitos sobre instalações de gás

Diariamente usamos gás nas nossas casas ou empresas. Seja para cozinhar ou como método de aquecimento, o fato é que estamos em contato com esse combustível sempre e assim é importante estar sempre atento para alguns pontos de segurança. 

Nesse artigo vamos tratar de alguns mitos sobre instalações de gás que você com certeza já ouviu, e assim mostrar a importância de ter sempre em dia a manutenção preventiva e testes de estanqueidade de gás. Vamos lá: 

“Esse cheiro é normal”

Tenha em mente sempre que sentir cheiro de gás pode ser tudo, menos normal. O tal cheiro, inclusive, é colocado propositalmente no gás – já que esse é inodoro – justamente para que se identifique eventuais vazamentos e assim tome as providências necessárias de correção. Sentir “cheiro de gás” é um aviso de um perigo maior, vez que se em contato com uma fonte de ignição, há grandes possibilidades de explosões. Assim, se sentir o cheiro, é melhor fechar as válvulas e ir atrás de profissionais que auxiliem na eliminação de vazamentos de gás.

“Se acontecer alguma coisa o seguro paga”

Muitas vezes ouvimos isso em condomínios – residenciais e comerciais – e não passa de uma mentira deslavada para fugir da responsabilidade. Se você for pesquisar, seguradoras não cobrem acidentes causados por imprudência, negligência ou imperícia. Assim, se acontecer uma explosão na sua casa, por exemplo, e o seguro constatar que foi devido à peças antigas ou um vazamento sem manutenção, pode esquecer alguma restituição.

“Essas coisas não dão problema, não precisa trocar”

Se até construções, que são coisas grandes e sólidas, precisam de manutenção e atenção de tanto em tanto tempo, porque as instalações de gás não precisariam? Assim como medicamentos, as peças possuem uma vida útil que é determinada por normas, que estabelecem o período de validade de cada item sem que gere riscos ao sistema de abastecimento. Fique atendo assim às suas instalações e peças. Desde válvulas e reguladores até canos e mangueiras.

 

Assim, fique sempre atento à quaisquer sinais de que algo possa estar errado. Na dúvida, ou se não lembra quando foi a última vez que deu uma geral nas instalações de gás, solicite ajuda especializada. Nós da Qualy Teste, que realizamos teste de estanqueidade de gás natural e gás GLP - com emissão de laudo de estanqueidade e ART - bem como ofereceremos soluções para sistemas de gás canalizado em comércio e residência das regiões metropolitanas de Campinas, Jundiaí e São Paulo, estamos aptos. 

mais artigos relacionados