Artigos

Confira novidades e conteúdos relevantes sobre segurança e instalações de gás

Gás: todo cuidado é pouco

Nós o usamos diariamente, seja em casa, seja na rua. O gás está presente em diversas aplicações e embora seja muito comum, se não tomarmos uma série de cuidados pode-se tornar muito perigoso. Já vimos por diversas vezes casos de explosões e incêndios causados por vazamentos de gás.     

Os casos de explosões por vazamento são bem comuns e devem ser observados com cautela. Segundo levantamento do corpo de bombeiros de Porto Alegre no final de 2015, o gás de cozinha é o segundo causador de incêndios na cidade, ficando atrás apenas da eletricidade. A causa desses vazamentos se dá em geral por falta de manutenção em redes e instalações de gás, fogões e mangueiras. Uma pequena falha pode causar um grande acidente; por isso todo cuidado é pouco.

Manutenção e precaução

Quando falamos em manutenção na rede de gás é preciso primeiro saber qual o tipo de instalação e então fazer checagens periódicas e testes de estanqueidade, para se assegurar de que não há nada fora do normal.

Em prédios com central de gás há geralmente duas redes: a primária, que leva o gás da central até os medidores e que é de responsabilidade do condomínio e a secundária que vai do medidor ao apartamento e que é de responsabilidade partilhada do condomínio e do condômino. Em casa o teste para saber se há algum vazamento é bem simples: basta colocar espuma ao redor da conexão da entrada de gás ao fogão ou aquecedor. Se borbulhar é porque há um vazamento ali e então deve ser reparado o quanto antes. Já a rede primária requer uma atenção maior e é geralmente a mais problemática. Daí a necessidade da execução de testes de estanqueidade anuais. 

Atenção para vazamentos

Além da prevenção e manutenção periódicas, é importante estar atento aos sinais. Caso desconfie de um vazamento, feche a válvula imediatamente, abra janelas e portas para ventilar o local e chame ajuda. Caso seja gás encanado, entre em contato imediato com a operadora; se não, vale ligar para o Corpo de Bombeiros e pedir orientação e auxílio. No que diz respeito à rede do condomínio ou empresa, cobre do síndico ou responsável pelos laudos e testes anuais.

Nós da Qualy Teste, que realizamos teste de estanqueidade de gás natural e gás GLP - com emissão de laudo de estanqueidade e ART - bem como ofereceremos soluções para sistemas de gás canalizado em comércio e residência das regiões metropolitanas de Campinas, Jundiaí e São Paulo, estamos aptos a tratar estes temas com qualidade.

mais artigos relacionados